Escolas

Mais uma escola adere ao projeto

EMEF Padre Leonel Franca localizada no bairro do Jardim Rincão, distrito do Jaraguá, uma das maiores da região, receberá o projeto "Arte e Beleza da Comunidade", no próximo dia 27. O evento terá como tema "Raças Brasileiras", onde as três raças (portuguesa, africana e indígena),  que originaram o povo brasileiro, serão homenageadas com apresentações de músicas, danças e desfiles. 


A História da escola

Tudo começou na década de 50, quando foi construído, na hoje, Av. Deputado Cantídio Sampaio, um barracão que reunia as Escolas Agrupadas da Parada de Taipas. Posteriormente este barracão foi substituído pela EMEF Vicente de Paulo Dale Coutinho, localizada na mesma avenida.
Na década de 70 os moradores do Jardim Rincão se reuniram, formaram a Sociedade de Amigos do Rincão e reivindicaram a construção de uma escola para a localidade.
A primeira escola do Jardim Rincão foi então oficializada em 1973 pelo decreto 10326 de 19/01/73 e chamava-se Escola Municipal de 1º Grau do Jardim Rincão. Era de madeira e tinha seis Salas de aula e salas da administração, distribuídas por duas estruturas. Muitas rochas e árvores dividiam os espaços com os estudantes.
“Um salão, localizado na Estrada de Taipas, foi cedido por um português, que na época tinha um armazém, no bairro. Esta sala serviu de escola até 1968”, afirma Carlos Roberto M. da Silva, 52 anos, morador do Jardim Rincão desde 1965. “A escola era aberta, não tinha muros, tinha árvores, muitos pássaros e da escola se avistava o rio pois eram poucas as residências no Jardim Rincão”, completa Solange Galdino, moradora antiga no bairro e que cursou a primeira série em 1974.
Na documentação existente na escola, há uma descrição elaborada pela primeira diretora Marcelina Pacheco da Rosa. “Compõe-se de famílias de nível sócio-econômico de médio para baixo (alguns médios e pequenos comerciantes e na grande maioria trabalhadores braçais). A situação cultural caracterizava-se pela grande maioria de semi-analfabetos. Uma favela em franco desenvolvimento nos fundos da unidade escolar”, relata Marcelina.
Em 1979, pelo decreto nº 15884-18/05/79 a escola passou a se chamar EMEF Padre Leonel Franca. Não há registras que nos explicasse o processo de escolha do nome.
Até o final do década de 80, os alunos da escola, em sua maioria eram moradores do entorno da unidade. No início dos anos 90, como conseqüência do crescimento da cidade, começam a chegar na região os mutirões de moradia, dando inicio ao processo de ocupação das áreas livres.
Muitos prédios do CDHU, COHAB e SEAB continuaram a ocupação das áreas restantes, muitas delas, com vegetação remanescentes da mata atlântica e nascentes.
Hoje a EMEF Padre Leonel Franca tem mais de 2.000 alunos, distribuídos por quatro períodos e vindos dos mais diversos bairros da região.


EMEF Padre Leonel Franca.
Rua Xavier dos Pássaros, nº 39.
Bairro Jardim Rincão.
Subprefeitura de Pirituba.
Cidade de São Paulo.