O Projeto



“Arte e Beleza da Comunidade” é um projeto criado por dois amigos, Jucelino Gonçalves Carneiro (cabeleireiro e maquiador) e Eliane de Freitas Silva (cantora e professora de musicalização) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da integração entre escola e comunidade. O projeto estimula a valorização humana através da arte, da cultura e do lazer no âmbito escolar. O intuito é promover a importância do envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nos eventos. E a participação de voluntários e entidades na realização de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares – e de cidadania, em benefício do bem-estar dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com as escolas públicas localizadas nos bairros da periferia, região Noroeste da cidade de São Paulo, além dos comerciantes, profissionais e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Arte e Beleza da Comunidade é um projeto social que utiliza a dedicação de cada voluntário para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação e na formação sociocultural). Além disso, desenvolve métodos para evolução da auto-estima, quebra de preconceitos e afirmação da identidade que cada indivíduo possui dentro da escola e comunidade que vive.


Nossa Missão:
- Estimular a realização de eventos temáticos que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades;
- Oferecer idéias e trabalhos voluntários a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola melhore o aproveitamento e organização das atividades educacionais.
- Promover a valorização humana, auto-estima, quebra de preconceitos e o direito a cultura, arte e lazer nas escolas públicas e na comunidade.
- Criar, através da proposta do projeto, ações que contribuam com a diminuição das agressões físicas e verbais, bullyngs e atos de vandalismo decorrentes no ambiente escolar.

O projeto não faz:
- Não garante a presença do voluntário nas dependências da escola;
- Não seleciona, indica ou capacita diretamente os voluntários;
- Não é um projeto a ser implantado formalmente pela escola.
- Não interfere nas normas e condutas estabelecidas pela direção da escola, na avaliação do comportamento dos alunos e método de educação.